Renan: Ontem, Hoje e... AMANHÃ?
Nos últimos anos, a nossa região vem crescendo descontroladamente, e para perceber isso não é preciso nenhuma pesquisa. É só verificar quantas fábricas estão abrindo, quantos carros há nas ruas poluindo a cidade e quantas crianças nas esquinas pedindo esmola.
Se antigamente nas ruas só tinham fuscas e algumas mobiletes. Hoje temos vários carros, ônibus e motos, todos buzinando e disputando um espaço cada vez mais reduzido, sem falar nos quarteirões de engarrafamento que entopem a cidade nos horários de pico.
Será que futuramente iremos ter que disputar o céu com os aviões e com
os pássaros também?
E tudo acontece tão rápido!
Ainda nos lembramos de quando as ruas eram todas de paralelepípedo, de quando jogávamos bola em campos de areia e voltávamos com micose para casa ou ainda de quando Limeira era conhecida como a “cidade da laranja”.
Hoje em dia é muito diferente, é difícil encontrar ruas que não sejam asfaltadas e Limeira passou da “Laranja-City” para o maior pólo de jóias folheadas do País.
No futuro em que vai se transformar esse nosso maior pólo de jóias?
No maior pólo de biscuit?
Quando essas mudanças constantes iram parar?
Talvez só parem quando esse crescimento desacelerar.
Mas crescer não é bom? Depende, pois existem duas formas de crescimento.
A forma boa é aquela que aumenta a economia, gera mais emprego, torna o mercado mais competitivo, faz produtos de melhor qualidade e incentivam a tecnologia.
Agora pela forma ruim (que vivemos hoje em dia) onde o nível de desemprego e pobreza é muito alto, e quando esse crescimento descontrolado pode e deve aumentar a população que automaticamente aumenta a miséria e a desigualdade social tendo como resultado vários jovens revoltados.
Se continuarmos assim, onde iremos parar?
Temos que tentar conter tudo isso, pois culpar o prefeito, o presidente ou o “Pato Donald” pelos dramas da sociedade, seria como culpar os carros pelos acidentes de trânsito.
A culpa disso tudo é nossa, nós elegemos os prefeitos e o presidente, nós poluímos, incentivamos a pirataria, damos esmola às crianças, importamos somente com o HOJE e o AMANHÃ que se “dane”, esquecendo que, o que acontece hoje irá refletir amanhã, então temos que tentar responder aos desafios que o futuro nos apresenta e refletir sobre os problemas que enfrentamos.
9 comentários:
Renan, texto legal, um tanto quanto "espirituoso".
Senti no seu texto um certo "saudosismo", o que é normal de quem está cheio da vida atribulada que o mundo globalizado nos impõe.
Embora vc não deixe claro o que esperar do futuro de nossa região, vc deixa claro o que não quer para o futuro, e até aponta os culpados de tudo isso: "A culpa disso tudo é nossa".
Exatamente Renan, o futuro está em nossas mãos, nós é que vamos determinar o que queremos, portanto, mãos à obra, vamos começar a mudar o futuro para melhor, e já.
Vamos começar pela mudança de pensamentos dentro de nossa casa, de nossa rua, de nossa comunidade, e assim por diante.
Gostei muito do parágrafo final do seu texto: "A culpa disso tudo é nossa, nós elegemos os prefeitos e o presidente, nós poluímos, incentivamos a pirataria, damos esmola às crianças, importamos somente com o HOJE e o AMANHÃ que se “dane”, esquecendo que, o que acontece hoje irá refletir amanhã, então temos que tentar responder aos desafios que o futuro nos apresenta e refletir sobre os problemas que enfrentamos."
Se este realmente é o seu sentimento, então temos aqui um homem comprometido com um futuro melhor para todos.
Obrigado Odair.
realmente nós que fizemos essa burrada e deixamos o mundo como esta
meus parabens
Renan.. seus textos são bem diferenciados, interessantes, prendendo-nos a atenção para o assunto. Qto a "esperar o futuro de n/ região".. p/ sua idade é mto dificil "arriscar" uma opinião, pois são mto jovens e ainda desconhecem mtos problemas, mas o fato de pensar em fazer a Sua parte, como vc menciona, nos mostra que além de se expressar mto bem, você é um jovem bastante consciente!
Parabéns... meu voto é seu!
ótimo texto !!!
Muito bem lembrado Renan, desse crescimento desgovernado, da desigualdade social, que nem as autoridades sabem o que fazer de imediato. Você deu uma "chacoalhada" para refletirmos em: o quê cada um pode fazer! Parabéns!!!!!
Renan,
Gostei muito do seu texto...
Tudo mudou muito rápido mesmo, e é tão complicado imaginar como será o futuro...
Espero que tenhamos jovens dispostos como você, que tenham consciência, desejo de coisas boas, que tenham vontande de fazer diferente e dê valor as coisas simples da Vida também!
Enfim, que tenhamos Ordem e Progresso!!!
renan to torcendo por vc viu...sou da FAC tb....e seu texto muito bom....
boa sorte....
bjus
Postar um comentário