terça-feira, 17 de abril de 2007

A Internet ajuda a ampliar networking

Pelo menos quando o assunto é Orkut, site de relacionamento que virou febre no mundo todo, o Brasil não sofre marginalização tecnológica. Pelo contrário. De acordo com dados do próprio site, 73,17% de todos os participantes dessa comunidade são brasileiros. O segundo país com maior número de representantes são os Estados Unidos, com apenas 10%. Quando se analisa os objetivos das pessoas que ingressam nesse mundo virtual, emerge uma constatação outrora controversa, mas que, atualmente, tem a simpatia da maioria dos executivos: a Internet é, sem dúvida, uma grande aliada no desenvolvimento de carreiras. Eis o número que corrobora a idéia acima: num site criado para promover encontros pessoais, como o Orkut, quase 40% dos participantes têm por finalidade estabelecer contatos profissionais por meio da ferramenta.

“Há alguns anos, por ser nova e desconhecida, a web despertava desconfiança nas pessoas; agora, no entanto, dominando as técnicas de navegação, pode-se criar, manter e expandir networking com muita rapidez e é possível, também, levantar informações preciosas em questão de minutos”, defende Adriano Moraes de Araújo, diretor-executivo do Grupo Foco, especializado em RH. Com o avanço da tecnologia simultaneamente ao aumento exponencial da carga de trabalho, a Internet tornou-se uma espécie de panacéia para a falta de tempo que assola os executivos. Com ela, é possível estabelecer contatos e se manter informado sem sair do escritório. E melhor. Com mais qualidade e maior agilidade que almoços de negócios e revistas especializadas, artifícios utilizados no passado. E já tem gente de olho bem aberto para essa realidade.

É o caso da Contatos BR (www.contatosbr.com.br) , empresa especializada em consultoria em gestão empresarial, que tem seus serviços focados em desenvolvimento de networking, capacitação gerencial, visibilidade do profissional e geração de negócios, e cujo carro-chefe são os fóruns online.

Uma vez por mês, é proposta a discussão de um tema, por três ou quatro dias. O debate, mediado por um profissional da área do assunto em questão, permite a troca de experiência entre participantes e fomenta o debate acerca de tópicos que auxiliem, na prática, as tomadas de decisões dos executivos que integram o fórum. Tudo na plataforma digital, por meio da qual são passadas notícias e cases de sucessos. “O grande diferencial desta ferramenta é o fato de a pessoa poder acessar quando tiver disponibilidade, com toda as facilidades que uma comunidade virtual pode proporcionar”, explica Lion Andreassa, sócio-diretor da Contatos BR. Andreassa afirma, no entanto, que embora seja necessária, a troca “virtual” não é suficiente.

Pensando nisso, após cada painel, são organizados encontros presenciais, cujas finalidades são dar continuidade à discussão e, de quebra, catalisar a ampliação da rede de relacionamentos profissionais. Há apenas sete meses no ar, o programa já conta com a presença de mais de 450 profissionais.

Um deles é o economista Cleudo Lopes, diretor-geral do Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná. Responsável por gerenciar 200 funcionários, encontrou nos fóruns da Contatos BR uma maneira de pesquisar, transmitir e colher dados, se apresentar e se manter “na vitrine”, como ele mesmo diz. Ao ingressar nesse admirável mundo novo e cibernético, Lopes deixou para trás intermináveis encontros improdutivos e cansativos, cujo objetivo era manter contato com possíveis parceiros, clientes ou fornecedores. “Agora, é possível conversar com dez pessoas ao mesmo tempo, e isso é um enorme facilitador”, afirma. “A Internet, indiscutivelmente, encurta distâncias”, completa.

O outro lado
A Internet ajuda, sim. Mas exige parcimônia. É o que defende Araújo, diretor da Foco. Para ele, no caso do Orkut, a ferramenta pode não ser muito útil para os negócios. Voltado para relacionamentos pessoais, e não necessariamente profissionais, o conteúdo lá existente muitas vezes não interessa a um possível contratante. Ou você acha que pode conseguir uma vaga porque gosta de Britney Spears ou é adepto da ioga - predileções facilmente encontradas no site?

De qualquer forma, se a Internet de fato tornou-se um remédio eficaz para a falta de tempo é preciso tomar cuidado com seus efeitos colaterais. Democrático, o espaço virtual aceita tudo, inclusive picaretagens. “Saber a procedência da fonte em que se busca informação é fundamental”, diz Araújo.

Foi com essa idéia na cabeça que Marcos Dutra, formado em Economia e Marketing, decidiu investir no filão. “A área de marketing estava carente de fontes de informações; as que tinham eram fracas e de origem duvidosa”, conta. Montou, então, Pensando Marketing (www.pensandomarketing.com), site que reúne artigos de executivos do setor. Cuidadoso com os critérios de seleção do que entra ou não no ar, Dutra certifica-se da qualidade do currículo do autor para evitar surpresas desagradáveis. Atualmente, a página, cujo acesso é gratuito, possui cerca de 150 textos e recebe a visita de 6 mil internautas por mês. “Essa foi a forma que encontrei de auxiliar profissionais de marketing a desenvolverem suas capacitações e, conseqüentemente, suas carreiras”, conclui.

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