Mariane: Uma época inesquecível
Trata-se de uma época que o jovem se depara com festas, novas amizades, um mundo novo a seguir. E é durante esse tempo que ele terá seus primeiros contatos com a profissão escolhida. A modernidade trouxe consigo muitas experiências novas e atrativas, como por exemplo, a tecnologia. Especialmente irei destacar neste texto, a internet. De acordo com pesquisas feitas pelo Abep (Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa) em 2003, deixa visível a mudança de comportamento do homem nos dias de hoje.
Grau de Instrução do chefe de Família
Analfabeto / Primário Completo = 0
Primário Completo / Ginasial Incompleto = 1
Ginasial Completo / Colegial Incompleto = 2
Colegial Completo / Superior Incompleto = 3
Superior Completo = 5
Alguns anos atrás, quando não existia toda essa tecnologia de hoje, pouco se conhecia e também era mínimo o grau de escolaridade.
Hoje existem vários recursos para ingressar no ensino superior, como por exemplo, bolsas de estudo oferecidas pela universidade, amigos da escola, e outras opções para quem realmente deseja estudar.
Ficou muito mais fácil estar sempre atento ás novas informações e acontecimentos ao nosso redor, pelo fato da existência da internet. A internet é a única fonte de comunicação que trabalha com todas as ferramentas ao mesmo tempo: telefone (skype, MSN), rádio/áudio (provedores oferecem serviços de rádio), vídeo (youtube, além de algumas emissoras permitirem ao internauta visualizar programas de TV em tempo real), sem contar serviços oferecidos como o orkut, que permite “conhecer” pessoas do mundo inteiro.
O mais interessante é que ela proporciona diversão, informação e é extremamente útil também na comunicação interna e externa entre empresas, facilitando muito a vida das pessoas.
Tudo isso é vantajoso para o universitário, por que através da tecnologia oferecida, ele vai adquirir não só conhecimentos na faculdade, mas sim, pesquisando e se informando sobre o que está acontecendo.
Vale ressaltar que, com tanta facilidade oferecida, as necessidades também passaram a ser muito mais exigidas. Infelizmente, muitos acham que basta se formar e já está pronto para atuar no mercado de trabalho, mas não é bem assim.
O mercado de trabalho está cada dia mais competitivo e é necessário estar muito bem preparado para isso. A vantagem vale para aqueles que melhor realiza seu trabalho e oferece melhores recursos. Por isso é bom destacar que o diploma adquirido, nem sempre é a prova de um bom profissional.
O que implica nesta etapa da vida é a pressão da sociedade. O jovem entre seus 20 ou 23 anos, já se sente na obrigação de ingressar na área que o mesmo pretende seguir, pois como já foi citado acima, a concorrência no mercado é grande e só tende a aumentar.
Pode-se levar em consideração que a vida social também ajuda bastante. Normalmente o prazer dos jovens está nas baladas, é onde ele encontra um momento de distração e divertimento para esquecer todos os seus problemas.
Sempre é bom conhecer pessoas novas, compartilhar interesses e conhecimentos e aumentar o convívio social, pois, pode ser vantajoso também profissionalmente. Talvez naquela balada tenha um amigo precisando de uma pessoa para ajudá-lo, ou até mesmo indicá-lo a alguém.
Temos sempre que buscar oportunidades e não deixá-las passarem, também estar sempre atento às novidades, tendências e informações.
Porém o mais importante é confiar em si, na própria capacidade e conceitos.
Um comentário:
Mariane, que texto burocrático! "Trata-se de", "Vale ressaltar", "o mesmo"... E outra: você começou comentando a internet e de repente ela sumiu do texto. Também não entendi aquela pesquisa. O que são aqueles números? Porcentagens? Que "mudança de comportamento" aqueles números sugerem? E citar uma pesquisa de 2003 num texto que supostamente falaria de tecnologia, de mudanças rápidas, foi forçar a barra. Acho que você vai precisar se esforçar mais.
Postar um comentário