Fase 3 – Vida Universitária
Tarefa
Enviar 5 fotos para falai@oestagiario.com.br
As fotos serão divididas nos seguintes temas:
1 foto = “Eu”
1 foto = “Meu futuro profissional”
3 fotos = “Minha vida universitária”
As fotos concorrentes serão postadas nesse blog e avaliadas por Renato Frigo e Ademilson Bispo.
Renato Frigo
Publicitário, técnico em processamento de dados e sócio-diretor da Clic Interativa.
Ademilson Bispo
Ilustrador, designer e diretor de criação da Clic Interativa.
Os comentários dos jurados estarão dentro do post de cada candidato.
As melhores fotos serão publicadas no site Vida Universitária.
O prazo para a entrega das fotos será 26/05/2007 (até meia-noite).
O que será avaliado:
- Respeito ao prazo
- Qualidade das fotos
- Comentários postados pelos leitores
Essa tarefa eliminará 01 candidato para a próxima fase do processo.
A seguir um texto, de Nelson Shiraga, que vai ajudar cada candidato a realizar essa prova:
Alô, galera!
Meu nome é Nelson, sou gerente de marketing da PrismaShop, revenda especializada em câmeras digitais, e estou aqui para dar algumas dicas para melhorar a cobertura fotográfica da balada desta etapa da competição.
Conheça seu equipamento antes de sair a campo! Configure, teste, prepare-se.
Lembre-se que o mercado exige velocidade (tudo é sempre “pra ontem”), então, falando de fotografia, quanto melhor a captura, mais ágil seu workflow.
Nesta prova vocês não vão precisar de muitos megapixels. Uma boa câmera compacta, com zoom ótico razoável, estabilizador “real” de imagem, ISO de alta sensibilidade ou compensação de luz será suficiente – além, claro, de muita memória e muita bateria - afinal, quanto mais material, melhor será sua seleção de fotos para publicar.
Câmera pronta, capacidade de memória a vontade, baterias carregadas, vamos para os dois principais princípios da boa fotografia: luz e enquadramento.
Sobre a luz, não cometa o erro de usar flash em todas as fotos. Utilize ao máximo a luz ambiente, principalmente nas fotografias panorâmicas do local.
Partindo deste princípio, desligue o flash, use ISO 400 (ou superior), acione o estabilizador e mão firme - sem ela, não há recurso que ajude e qualquer vibração vai “borrar” sua foto.
Se usar flash, diminua sua intensidade (algumas câmeras oferecem este tipo de controle), assim você não corre o risco das pessoas saírem com rostos “fantasmagóricos” (muito brancos), pois o ambiente desta balada é pequeno e o flash tende a iluminar demais em curta distância.
Se usar o flash, também é importante utilizar o redutor de olhos vermelhos!
Também vale regular sua câmera para a “foto noturna”. Fotografar apenas no modo automático é um tremendo desperdício de tecnologia a seu favor.
Faça a fotometria num ponto de luz e mude o enquadramento para as pessoas, ou fotometre um ponto escuro e mude o enquadramento para um ponto iluminado. Fotometria é simplesmente 80% de uma boa foto e todas as câmeras (inclusive as digitais mais básicas) fotometram antes de disparar.
Não sabe como fotometrar com sua câmera? A técnica é simples, mas a explicação por texto ficaria muito longa para apresentar aqui.
Seja pro ativo, busque informações! Se tiver qualquer dúvida, entre em contato! Teremos prazer em te ajudar a ganhar este prêmio!
Proatividade é fator determinante para o sucesso em sua carreira, qualquer que seja sua área.
Se sua câmera oferecer fotografia preto e branco, negativo ou com intensificador de cores, use e abuse! Estes recursos podem ajudar a transmitir a mensagem que seu texto quer comunicar.
Sobre o enquadramento, não se esqueça que esta cobertura é sobre jovens e para jovens.
Fotografia é comunicação e o ditado “uma imagem vale mais que mil palavras” tem toda a razão de existir. Uma fotografia ruim pode acabar com um texto excelente, assim como uma boa fotografia pode valorizar um texto medíocre.
Pensando assim, se vai falar para jovens, utilize uma linguagem jovem - fotografe para (e como) os jovens.
Os flogs, fotologs e álbuns virtuais de adolescentes (mesmo pré-adolescentes) são um vasto celeiro de idéias. Eles nasceram fotografando em digital, não têm medo de errar. Eles ousam – e acertam!
Aprenda com estes adolescentes! Não peça para as pessoas “posarem” para as fotos, nada de pessoas enfileiradas, sorrindo para sua lente – isto não é uma coluna social, isto é uma cobertura de balada!
Quem não nasceu dentro da era digital (a maioria de vocês), sempre enquadra retinho, todo mundo no meio, fazendo pose, porque tínhamos apenas 36 fotos a fazer e se errássemos, pagaríamos pela revelação da mesma forma – e este hábito involuntário permanece. Com a fotografia digital isto pode (e deve) ser quebrado.
Fotografe a distância, sobre os ombros de outra pessoa, registre momentos espontâneos. Use e abuse do zoom ótico, aproveite o campo focal. Quanto maior o zoom, mais momentos com espontaneidade você registrará: Um casal na paquera, sorrindo um para o outro, uma garota dançando, dois amigos conversando, o público cantando diante da banda... Qualquer momento espontâneo é infinitamente melhor que a abatida pose “diga uísque”.
Importante: quando (e se) fotografar pessoas, jamais se esqueça de pedir sua autorização para publicação da imagem!
Boas fotos, boa sorte e que este seja apenas o início de uma carreira de conquistas!
NELSON SHIRAGA JR.
marketing | comercial
PrismaShop
2 comentários:
Gente, que bela duma porcaria esse "O Estagiário", hein...?!
O que vocês NÃO pensaram é que as dificuldades regionais em se conseguir um estágio ou emprego nada mais é do que um reflexo da situação regional - nacional em sentido econômico, bem como políticas publicas de insersão do jovem ao mercado de trabalho.
E vocês deveriam se envergonhar em se aproveitar dessa situação lançar uma "competição" para alavancarem auto publicidade e inflar - ainda mais - o ego dos jovens aí desta região.
Porque ao invez de investir tempo e recurso em uma iniciativa destas, não o fazem junto ao governo em forma de atitudes politicas, visando pressão em busca de resultados regionais?????
Tenham dó meu...
Retratação:
Pessoal, fica aqui meu sincero pedido de desculpas aos organizadores do programa "O Estagiário", (vide post acima)em momento algum tive por intenção atrelar a imagem de qualquer uma das empresas e pessoas envolvidas no projeto; com minha crítica em relação ao programa em sí.
A idéia é que as pessoas "abram o olho" e se perguntem o porquê de vivermos em uma situação em que os jovens de hoje são obrigados à se submeterem à programas como "Big Brother Brasil" ou "O Aprendiz", apenas citando 2.
Longe de ser uma tendência mundial, os reality show's alem de mexerem com o fetiche humano que é o estrelato mesmo que momentâneo, tambem tem suas raízes atreladas o voyeurismo; isto é, o interesse em se saber o que se passa com a vida de outras pessoas.
A psicologia moderna define bem este caso; a necessidade que as pessoas no geral tem de saber àssuntos relacionados à vida alheia para justificação de sua própria existencia como ser independente.
Por outro lado, devemos sim analizar e racionalizar o porquê de tais programas - a grande maioria de conteúdo totalmente desnecessário - faz tanto sucesso particularmente no Brasil.
Não cabe a mim dizer isto, mas faço aqui um apelo aos jovens de Limeira - "Pensem globalmente e ajam localmente...".
Não pensem que suas vidas giram em torno de apenas um grupo social regional. Não pensem que o que aparece na mídia é o padrão de comportamento exemplar, desejavel ou aceitável.
Julgo que para o desenvolvimento de uma personalidade forte bem como senso crítico apurado, seja necessária alem de sólido conteúdo educacional, a devida vivência; esta, proveniente das relações mantidas com outros grupos sociais regionais e até mesmo, para que dispõe das condições necessárias, internacionais.
A situação esta difícil em nossa sociedade? Sim, está. Mas reflitam esta noite, quando estiverem deitados em suas camas; "O que estou fazendo para ajudar a reverter este quadro?"
...vocês podem se surpreender.
Atenciosamente,
Andreas
Postar um comentário